A postura correta para os profissionais de estética

Um profissional de estética passa muitas horas na mesma postura, sentado, a forçar as costas e a repetir os mesmos movimentos. Todas as atividades repetitivas podem causar cansaço e dor em diversas partes do corpo e inclusive algumas lesões.

A coluna vertebral é composta por muitos ossos, denominados vértebras, que se encontram um debaixo do outro. Entre cada par de vértebras existem articulações e discos que proporcionam flexibilidade ao pescoço e às costas para se moverem. Tanto as articulações quanto os discos podem ferir-se se estiverem tensos ou se forem comprimidos. Manter o corpo inclinado ou torcido durante um período de tempo prolongado pode provocar dores no pescoço, costas, braços ou pernas, especialmente se houver uma rotura num disco.

Estas dores e lesões não aparecem repentinamente, desenvolvem-se lentamente durante um longo período de tempo, no qual especificamente são as costas que sofrem.

Em muitos casos, estes problemas poderiam ter sido prevenidos com um postura correta e hábitos de trabalho melhores.

A importância de manter as costas direitas

Se existe algo no qual insistimos frequentemente nas nossas formações e com a nossa equipa em geral, é a importância da postura corporal.

Manter as costas direitas, evitando forçar as curvas lombares e dorsais, não faz apenas com que pareças mais alto/a, mais delgado/a e mais confiante, como também aumenta o fluxo de oxigénio através do teu corpo, reduz a presença de hormonas do stress e melhora a função digestiva.

Especialmente para os profissionais de estética ou para qualquer pessoa com uma profissão que exija estar sentada muito tempo, praticar uma boa postura não se trata apenas de um conselho de beleza, mas de um hábito de saúde. A tua carreira e a da tua equipa podem depender disso, porque, como mencionámos anteriormente, a inclinação das costas pode causar dor e lesões duradouras que podem chegar ao ponto de impedir que realizes o teu trabalho.

Quais são os exercícios mais convenientes para evitar este tipo de doenças?

A seguir, detalhamos-te alguns exercícios rápidos e fáceis de incorporar na tua rotina de trabalho e que ajudar-te-ão a melhorar a postura, a evitar lesões e a manter as costas saudáveis.

Respiração

Põe-te de pé, com os ombros para trás e para baixo, coloca as mãos nas ancas. Inspira lentamente pelo nariz, permitindo que o ar encha o teu estômago (não o teu peito) e, expira pela boca. Realiza este exercício durante 30 segundos, sempre que possas ao longo do dia.

Esta rotina de respiração ajudar-te-á a melhorar a tua saúde e reduzirá a sensação de cansaço, fatiga, ansiedade e o mal-estar em geral. Além disto, o cérebro é o órgão que consome mais oxigênio, consequentemente uma má respiração pode causar dor de cabeça e sonolência.

Levantar-se durante uma rotina de trabalho prolongada

Pode parecer estranho no início, mas numa consulta de extensões de pestanas de, por exemplo, 2 horas de duração, é necessário levantar-se algumas vezes durante 30 segundos para respirar profundamente, esticar as pernas, os braços, as costas e o pescoço.

Podes advertir a tua cliente antecipadamente de que farás algumas pausas curtas para a saúde das tuas costas, mas que não interferirá no serviço. De fato, melhorará a tua concentração e energia, o que será benéfico para as tuas clientes.

Após cada cliente

Uma vez que tenhas terminado o serviço, convém que alongues um pouco o corpo, dando ênfase especial aos braços. Para fazeres isso, aconselhamos-te este exercício: estica os braços para os lados em forma de cruz, alongando-os o máximo possível durante 30 segundos. A seguir, mantendo a postura, deves levantar as mãos como se quisesses empurrar uma parede com a palma da mão durante outros 30 segundos. Finalmente, também mantendo a postura, deves separar e abrir os dedos durante mais 30 segundos forçando o alongamento. Inicialmente custar-te-á um pouco, mas depois vais sentir os benefícios.

No final do dia

Para terminar o dia, inclusive na tua casa, podes fazer este último exercício.

De pé, encosta as tuas costas a uma parede mantendo os calcanhares, a parte lombar e do meio das costas, os ombros e a cabeça em contato com a parede. Mantém essa postura durante uns minutos com os braços ao longo do corpo.

A seguir, levanta os braços e tenta alcançar a parede com a maior parte dos braços sem moveres as costas, mantendo os pontos de conexão mencionados anteriormente. Acompanha este movimento com a respiração, inspirando ao levantares os braços e expirando ao baixá-los para a posição inicial. Podes fazer duas séries de 10 repetições.

Recomendações finais

Além destes exercícios, que são muito simples, o ideal é manter um estilo de vida saudável, incluindo exercício físico diário e a realização de actividades de fortalecimento, como Pilates, yoga e musculação, o que ajudará a fortalecer as tuas costas, núcleos e todos os músculos que sustentam a coluna vertebral. As tuas costas e a tua carreira agradecer-te-ão.

Esperamos que estes conselhos sejam úteis para ti. Se acreditas que podem ser úteis, não hesites em comentar e partilhar.

Deixe um comentário

*